sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

A minha primeira aula...

 No dia 1 de Fevereiro começei pela primeira vez a dar aulas (A.E.C.- aula de enriquecimento curricular- de Música). Estava um bocado receosa de não estar a altura do desafio, ainda por cima só me tinham dito mal das minhas turmas.Mas felizmente o primeiro dia com a turma 2º e 4º ano da escola T. correu bem. Talvez não tenha sido tão firme como me diziam para ser, mas a meu ver correu bem.O segundo dia começou muito bem, estive com a turma de 3º e 4º ano da escola C. - dei a minha aula tranquilamente e desta vez muito mais confiante e firme,mas o pior foi a aula seguinte com a turma do 1º e 3º ano da escola T. posso dizer que por momentos entrei em pânico e me deu vontade de sair a correr...são uns pestinhas. Só consegui dar metade do que tinha estipulado para aquela aula, tive de ir de mesa em mesa para conseguir ouvir o nome de cada criança, porque havia um menino que se lembrou de estar 45min a gritar e guinchar como se não houvesse amanhã.Mas Sobrevivi!!!!!!!! Escusado será dizer que nessa noite quase não consegui dormir com medo da aula do dia  seguinte ( para pior é a única turma que tenho 3 vezes por semana,todas as outras são duas vezes).
 Andava desesperada para conseguir achar uma solução que os pusesse na linha, quando falei com uma colega de curso que também esta a dar AEC de Música e pedi uns concelhos e uma dicas. Ela disse-me que podia mandar recados para os encarregados de educação, procurar actividades que os cativassem e por o nome dos que se portam mal no quadro. E eu em pensei: "Por o nome no quadro??como é que isso os vais deixar mais calmos, quietos e calados?", mas não é que resulta. Já andava esgotada de tanto chamar a atenção, quando peguei no giz vermelho e escrevi o nome de um dos meninos do quadro, ouvi logo uma voz a dizer "O meu nome no quadro não professora.Eu porto-me bem e canto bem a música."...fiquei espantada, resulta mesmo!!!!

Professores escrevam o nome no quadro com giz vermelho!!!Resulta mesmo!

Claro que depois temos de ir inovando e dando alguns castigos ou recados a professora titular ou encarregados de educação para sermos levados a sério.É impressionante como uma coisa tão simples os leva a ficar mais sossegados e a prestar atenção. 

Despeço-me com algumas actividades para usar em Expressão Musical.

Um bom fim de semana para todos.

2 comentários:

Fabiana disse...

Boma dia,
Primeiramente, gostaria de agradecer imensamente por compartilhar todas as ideias e materiais maravilhosos!! Gratidão!! Que Deus lhe abençoe!!
Gostaria de saber se poderia verificar por qual razão não é possível fazer o download das coleções "Minha escolinha de música".

Desde já agradeço,
abraços
Fabiana

Filipa Frazão disse...

Obrigada Fabiana, vou tentar resolver o quanto antes!
boas aprendizagens!! :)

Enviar um comentário