segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Primeiras lições de Flauta!

 Esta semana comecei com a árdua tarefa de por aqueles traquinas todos a tocar flauta.
Minha primeira lição de flauta (doc que fiz para os meus alunos)

A aula de hoje até correu muito bem... porque só dois alunos levaram a flauta. : )
Mas mesmo assim havia sempre um burburinho de fundo da flauta de um deles, imagino como será quando todos trouxerem a flauta (Pânico!!!).

Partilho com todos vocês um site com imensas partituras que podemos usar para a flauta, e algumas partituras que achei:

Espero que gostem e que seja útil!! ; )

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Origami - Parte II


 Depois de falar com o meu irmão (quase pro em origamis...hihihi), decidi fazer mais algumas pesquisas sobre origamis.E achei alguns livros muito interessantes que gostaria de partilhar com todos.
 Para quem tem um fascínio por origami aconcelho a exprimentarem o origami 3D e o Modular.É espectacular, mas é preciso muita paciência.

Padrões para imprimir e usar nos origamis (15x15):

Livros Passo-a-Passo:

Por hoje já chega, para a próxima ponho mais! ; )

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Origami - Parte I

Vou aproveitar as curtas férias (das aulinhas) que se aproximam para me dedicar mais ao meu blog e partilhar com todos vocês utilidades para as aulas.
Neste post vou partilhar alguns pdf's com origamis.

Parte I:

Bom fim-de-Semana

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Brincar com papel e embalagens vazias.

Olá a todos,
 Hoje vou colocar 3 livros super interessantes para download.Têm passo-a-passo actividades com papel e embalagens vazias. São fáceis de realizar e são óptimas para cativar os nossos alunos e ensinar a reutilizar.

(Clique nos links acima para fazer o download)

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

A minha primeira aula...

 No dia 1 de Fevereiro começei pela primeira vez a dar aulas (A.E.C.- aula de enriquecimento curricular- de Música). Estava um bocado receosa de não estar a altura do desafio, ainda por cima só me tinham dito mal das minhas turmas.Mas felizmente o primeiro dia com a turma 2º e 4º ano da escola T. correu bem. Talvez não tenha sido tão firme como me diziam para ser, mas a meu ver correu bem.O segundo dia começou muito bem, estive com a turma de 3º e 4º ano da escola C. - dei a minha aula tranquilamente e desta vez muito mais confiante e firme,mas o pior foi a aula seguinte com a turma do 1º e 3º ano da escola T. posso dizer que por momentos entrei em pânico e me deu vontade de sair a correr...são uns pestinhas. Só consegui dar metade do que tinha estipulado para aquela aula, tive de ir de mesa em mesa para conseguir ouvir o nome de cada criança, porque havia um menino que se lembrou de estar 45min a gritar e guinchar como se não houvesse amanhã.Mas Sobrevivi!!!!!!!! Escusado será dizer que nessa noite quase não consegui dormir com medo da aula do dia  seguinte ( para pior é a única turma que tenho 3 vezes por semana,todas as outras são duas vezes).
 Andava desesperada para conseguir achar uma solução que os pusesse na linha, quando falei com uma colega de curso que também esta a dar AEC de Música e pedi uns concelhos e uma dicas. Ela disse-me que podia mandar recados para os encarregados de educação, procurar actividades que os cativassem e por o nome dos que se portam mal no quadro. E eu em pensei: "Por o nome no quadro??como é que isso os vais deixar mais calmos, quietos e calados?", mas não é que resulta. Já andava esgotada de tanto chamar a atenção, quando peguei no giz vermelho e escrevi o nome de um dos meninos do quadro, ouvi logo uma voz a dizer "O meu nome no quadro não professora.Eu porto-me bem e canto bem a música."...fiquei espantada, resulta mesmo!!!!

Professores escrevam o nome no quadro com giz vermelho!!!Resulta mesmo!

Claro que depois temos de ir inovando e dando alguns castigos ou recados a professora titular ou encarregados de educação para sermos levados a sério.É impressionante como uma coisa tão simples os leva a ficar mais sossegados e a prestar atenção. 

Despeço-me com algumas actividades para usar em Expressão Musical.

Um bom fim de semana para todos.