segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Origami - Parte II


 Depois de falar com o meu irmão (quase pro em origamis...hihihi), decidi fazer mais algumas pesquisas sobre origamis.E achei alguns livros muito interessantes que gostaria de partilhar com todos.
 Para quem tem um fascínio por origami aconcelho a exprimentarem o origami 3D e o Modular.É espectacular, mas é preciso muita paciência.

Padrões para imprimir e usar nos origamis (15x15):

Livros Passo-a-Passo:

Por hoje já chega, para a próxima ponho mais! ; )

3 comentários:

Anónimo disse...

Ola ola.

Adorei os pdf's. Já fiz alguns deles.
Tens de exprimentar as estrelas em 3D. Não são feitas com a forma habitual. Mas é bem divertido e super giro.

Beijos

Ruben

FABIANA RODRIGUES disse...

Boa tarde! ORIGAMI Origâmi é a arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la. 1 – Ajuda a desenvolver a coordenação mãos-olhos e a motricidade fina: estes estímulos exercitam os músculos, nervos e ossos das mãos, que vão ganhando força e se preparando para a escrita.

2 – Estimula a concentração: a dobradura em papel exige uma atenção e um esforço mental para dobrar o papel numa ordem correta e conseguir assim a figura desejada. Potencializa com que a criança mantenha sua concentração durante um período de tempo numa mesma atividade e assim manter a atenção em uma tarefa.

3 – Ativa a memória: a primeira vez que a criança faz uma figura de origami terá que seguir umas instruções, no entanto, enquanto não for muito complicada inicialmente, isso ajudará a criança com que se lembre e ela mesma poderá formar a figura de origami. Portanto, coloca sua memória à prova.

4 – Desenvolve a paciência: nem sempre as figuras saem de primeira, portanto a criança terá que ser perseverante e paciente para conseguir o seu objetivo.

5 – Ajuda na satisfação emocional: a criança se sente satisfeita de ter elaborado algo com suas próprias mãos, o prazer de conseguir algo por si mesma.

6 – Incentiva a imaginação: a criança pode criar suas próprias figuras de papel feitas por ela mesma, um grande estímulo para a criatividade.

7 – É uma atividade relaxante: muitos encontram no origami uma forma de relaxamento e de se esquecer dos problemas ou momentos de estresse.

8 – Estimula o esforço e o trabalho: para conseguir a figura desejada a criança terá que realizar um trabalho de precisão e se esforçar para conseguir o objetivo.

9 – Promove o aprendizado: ajuda com que as crianças compreendam conceitos espaciais como acima, abaixo, para frente, para trás, e desenvolve o pensamento lógico e matemático.

10 – É muito útil para o tratamento de certos transtornos como o TDAH, hiperatividade ou dislexia.

Obrigado por compartilhar seu material.

Débora Frazão disse...

Muito obrigada pela partilha de informação. Muito interessante. 😉

Enviar um comentário